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segunda-feira, novembro 26

Como definir a missão de uma empresa?

Na fase de conclusão do curso, na preparação do TCC, é perceptível a dificuldade dos alunos em definir claramente a missão de uma empresa. Muitas vezes confundem Missão e Visão.
 A Missão é quase imutável, deve expressar o presente, o DNA da organização, a razão de sua existência. A Visão pode ser alterada de acordo com com o mercado e suas tendências, indica o futuro da empresa e o que ela pretende em sua trajetória.
É claro que esta é apenas uma dica para facilitar o entendimento e criar uma espécie de roteiro para facilitar a definição da missão. Mas, outras informações podem constar da missão.
Daniel Portillo Serrano, dá uma importante dica que facilita, e muito, a definição da missão organizacional.

"Quase sempre a missão é iniciada, com um verbo no infinitivo, como produzir, oferecer, contribuir, trabalhar, disponibilizar, etc".
 Pegando como "gancho" o roteiro de Daniel, vamos criar uma missão para uma empresa fictícia de consultoria de marketing.
1. O que se propõe a fazer. “Prestar Consultoria de Marketing”. Esta pode ser a missão final da empresa, mas vamos acrescentar mais dados:
2. Onde?: Prestar Consultoria de Marketing na microrregião de Lins ou Estado de São Paulo”. Perceba que o negócio especifica a área de abrangência, sendo uma empresa regional que, evidentemente poderá atender em nível nacional.
3. Para quem ? Prestar Consultoria de Marketing para empresas em geral na microrregião de Lins ou Estado de São Paulo. Veja que aqui a empresa já especificou que tipo de serviços ela vai oferecer. Essa vai ser a especialidade da empresa.
4. De que forma?. Prestar Consultoria de Marketing para empresas em geral na microrregião de Lins ou Estado de São Paulo, para identificar tendências e oportunidades e definir planos estratégicos . Aqui já estamos agregando o objetivo dos serviços a serem prestados.
5. Por que?. Prestar Consultoria de Marketing para empresas em geral na microrregião de Lins ou Estado de São Paulo, para identificar tendências e oportunidades e definir planos estratégicos para que elas se destaquem e evoluam no seu segmento.



Daniel Portillo Serrano é professor, palestrante, consultor e bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi.

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