Ainda são muitas as confusões feitas sobre o verdadeiro significado e conceito do Marketing.
Recentemente fui procurado por uma aluna que se disse chateada pelas constantes confusões relacionadas a esse profissional e suas funções, simplesmente comparando-o a um vendedor. Sem qualquer desmerecimento à função de vendedor, ela tem razão em se aborrecer. No entanto, sua definição vai muito além dessa acanhada forma de pensar. Na realidade, a venda é resultado das estratégias de Marketing definidas para cada um dos componentes, Produto, Preço, Praça e Promoção, classificados por McCarthy como os 4 P's do Marketing.
De forma curta e grossa, podem ser explicados da seguinte maneira:
Produto: é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça desejos e necessidades de pessoas ou empresas. Além de bens ou serviços, inclui-se também o que podemos classificar como valor agregado, ou seja, marcas, embalagens, serviços aos clientes, dentre outras características.
Preço: é o custo monetário cobrado por um produto ou serviço, ou a quantia em dinheiro utilizada para obtê-lo. Cabe ressaltar que o consumidor, ao comprar um produto, obtém também os benefícios que agregam valor a ele. Em resumo, é a percepção que o comprador tem em relação ao que acabou de adquirir.
Praça: habitualmente está relacionado aos canais de distribuição, como o produto ou serviço estará disponível ao consumidor ou como chegará até ele.
Promoção: envolve diferentes tipos de mídias, propaganda e publicidade, relações públicas, feiras e eventos, patrocínios, dentre outros. Também abrange os tipos de promoções a serem utilizados na venda ou lançamento: sorteios compre um e leve dois, cupons, forma de pagamento etc.
Muitos profissionais da área defendem a inclusão de um quinto P, o de Pessoas, que envolve clientes e colaboradores. Concordo, pois são essenciais em qualquer definição estratégica.
Marketing, portanto, não é só vender. Existem muitas definições, uma delas, de acordo com a American Marketing Association, “é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”.
Em resumo, marketing é um conceito amplo e abrangente que as empresas devem entender para que possam se desenvolver, crescer e permanecer competitivas no mercado.
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