A Diageo, dona da marca do uísque Johnnie Walker, abriu processo administrativo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI contra a cachaça João Andante. A Diageo acusa a empresa mineira de imitar sua marca que, segundo ela, tem valor de mercado de US$ 3,5 bilhões.
Mas, além da ação não dar em nada, o processo gerou publicidade para a cachaça e fez suas vendas dispararem. Até então, as vendas eram de apenas 200 garrafas por mês. Nas últimas duas semanas, os pedidos feitos via e-mail já chegam a mil garrafas.
O desenho das duas marcas é representado pela figura de um andarilho, enquanto um é lorde, o outro é um jeca, ou capiau, conforme o regionalismo mineiro.
A tradução literal de 'Johnnie Walker' é João Andante, daí a reclamação da Diageo.
Os mineiros negam terem copiado o uísque e afirmam que o Walker da marca inglesa é um sobrenome e não tem nada a ver com andar ou caminhar.
Fonte: Folha.com.O tiro acertou o próprio pé e os mineiros agradecem à Diageo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário