Para muitas empresas, clientes exigentes e reclamões são mal vistos ou interpretados como uma ameaça para o bom andamento da atividade comercial. A solução, para elas, é excluí-los de seus registros e espantá-los de vez de seus domínios.
Ultimamente, alimentar a ira de clientes não é uma boa idéia. A internet, cada vez mais acessível, deu aos consumidores o poder de transformar uma simples reclamação numa tremenda dor de cabeça para as empresas. Que o diga a Brastemp, em seu recente episódio de descaso com um cliente.
Abaixo algumas dicas para evitar problemas:
Tenha empatia – coloque-se no lugar do cliente e entenda sua insatisfação.
Reconheça o problema – agradeça pela reclamação, pois servirá para corrigir erros no atendimento.
Resposta rápida – não deixe o cliente esperando pela substituição do produto ou reembolso do dano.
Confiança – exigir que consumidor traga comprovantes da compra coloca em xeque o sistema de controle da sua empresa. Afinal, você deve ter essas informações em seus registros.
Simplifique – não espere seu cliente tornar pública a reclamação.
Faça uma gentileza – após o episódio, ligue para saber se o cliente ficou satisfeito com a solução. Se possível, envie um cartão ou mande flores, se for o caso. Lembre-se, é a imagem da sua empresa que está em jogo.
Reciprocidade - atenda como gostaria de ser atendido.
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