quinta-feira, dezembro 10

Ética em primeiro lugar

O Jornalista Renato Menezes escreveu:"

"A ética é um quesito fundamental em todas as áreas de atuação. Quando se trata da educação, essa questão torna-se ainda mais séria e cautelosa, uma vez que as instituições idôneas têm como primordial em suas missões formar profissionais competentes e dignos das funções que exercem.

A preocupação não é utópica, mas urgente, pois o cenário educacional de Lins e região, já há algum tempo, sofre com práticas inescrupulosas e ações mentirosas de pseudos-profissionais com relação à difusão de informações e divulgação de cursos. Livre de qualquer senso de responsabilidade, há quem opte pela concorrência desleal, fornecendo, conscientemente, informações falsas sobre cursos e carreiras para alunos do Ensino Médio.

Muito pior do que prejudicar a imagem de outras instituições de ensino, esse procedimento pode acarretar conseqüências muito mais graves, já que os jovens que estão em uma fase decisiva da vida acabam sendo influenciados por afirmações levianas não acidentais. A deslealdade não é com a Unilins, nem ao menos com as demais escolas, mas com os alunos enganados por profissionais de caráter duvidoso.Para tentar remediar essa situação, a Unilins vem a público tranqüilizar os alunos pré-vestibulandos. Longe de ter os dias contados, o curso de Marketing tem apresentado um grande crescimento tanto no âmbito acadêmico quanto no mercado de trabalho. Visivelmente, esse crescimento tem incomodado aqueles profissionais, que, em indiscutível desespero, afirmam que essa é uma carreira que irá acabar. O Marketing, ao contrário, é uma carreira promissora, que oferece amplas oportunidades e tem um campo de atuação distinto da Administração, de maneira que não há nenhuma hipótese de um curso ser "absorvido" pelo outro.

Da mesma forma, é importante ressaltar que os cursos da Unilins são todos reconhecidos pelo MEC e aprovados em todos os quesitos aos quais foram submetidos à avaliação. Além disso, no que refere aos cursos subordinados às diretrizes de órgãos regulamentares, como é o caso das engenharias que obedecem às normas do CREA e CONFEA; da Enfermagem, ligada ao COREM; e de Processos Químicos, ao CRQ, a Unilins cumpre todas as exigências desses órgãos e não existe qualquer irregularidade em suas grades curriculares, certificações ou diplomas expedidos.
Portanto, embora a Unilins saiba da existência de profissionais concentrados em espalhar informações mentirosas sobre seus cursos, ao invés de combatê-los no mesmo estilo, a Unilins opta por vir a público tranqüilizar seus alunos e aqueles que pretendem ingressar nesses cursos, pois a preocupação principal é com os jovens que irão, futuramente, construir o país por meio de suas atuações profissionais.

A Unilins convida a todos os que tiverem interesse para visitar seu campus e laboratórios, bem como verificar a documentação pública de regulamentação que legaliza seus cursos, pois essa imagem ética e transparente foi construída ao longo de mais de 40 anos de atuação responsável da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, mantenedora da Unilins, ETL, CETEC e Faculdade Paulo Setubal.

A Unilins pode até mesmo perder alunos, em razão da concorrência desleal, mas jamais perderá a dignidade.

A Unilins está de portas abertas para toda a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário